SPF – Como configurar

Sender Policy Framework ou SPF é um sistema que evita que outros domínios (endereço da internet) enviem emails não autorizados em nome de um domínio. O SPF verifica no cabeçalho de internet se o SMTP (servidor de emails) utilizado para enviar a mensagem, está autorizado na relação de IP’s que respondem pelo domínio do remetente. Também informa se o domínio autoriza ou não que outros IP’s fora desta relação enviem emails em seu nome. O administrador configura esta relação na entrada TXT da zona de DNS seguindo as regras da RFC 4408 SPF homepage. Caso este sistema esteja ativo e o IP solicitado seja diferente dos autorizados, o e-mail será rejeitado.

Na Inetweb, todos os dominios possuem configuração de SPF apontando para os servidores de e-mail da Inetweb. Desta forma, se por ventura um virus ou outro provedor tentar enviar mensagens com @seudominio.com.br, os provedores que fazem validação de SPF, irão rejeitar as mensagens por serem consideradas FALSAS.

Para solicitar a inclusão de IP’s responsáveis de envio de e-mails de seu dominio, entre em contato com nossa Equipe de Suporte e informe os dados abaixo:

  • dominio do cliente (Ex: dominio.com.br)
  • IP do servidor de e-mails ou
  • Registro SPF do provedor do remetente

Após a abertura do chamado esta configuração entra em vigor entre 2 e 24 horas, lembrando da necessidade de aguardar também a propagação de DNS na Internet.

Essa Base de conhecimento é útil? Útil Não Útil 0 de 0 pessoas disseram que esse artigo foi útil.